Novo Curso de Estudos Avançados em Museologia Social no Rio de Janeiro

24.05.2018

O nosso Departamento de Museologia em parceria com o Museu da República do Rio de Janeiro e IBRAM vai promover o IV Curso de Estudos Avancados em Museologia Social. No âmbito da nossa catedra UNESCO "Educação Cidadania e Diversidade Cultural" e com o apoio das mais importantes instituições brasileiras estamos certos que vai ser um mês de Agosto cheio de partilha, aprendizagem, criatividade, pensamento crítico, afeto e alegria em favor de uma Museologia Social comprometida com o Mundo em que vivemos. Este curso dará acesso ao programa de Doutoramento em Museologia do nosso Departamento. No site do Curso encontram-se todas as informações.

Em 2008 realizamos no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, o I Curso de Estudos Avançados em Museologia (I CEAM); em 2011 fomos para Salvador e em parceria com a Universidade Federal da Bahia realizamos o II CEAM; em 2015 levamos o III CEAM para Porto Alegre e em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul realizamos mais um curso de excelência. Os primeiros doutores brasileiros em Museologia foram formados pelo CEAM. Ao longo desse tempo e no âmbito do CEAM já formamos mais de 10 doutores e muitos outros estão em processo.

Em 2018 vamos comemorar os 10 anos do I CEAM e realizar o IV CEAM na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma realização conjunta do Museu da República/Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Museu da Maré/Centro de Estudos e Ações Solidárias (CEASM) e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (ULHT), com o apoio da Cátedra Unesco “Educação, cidadania e diversidade cultural” da Museologia/ULHT, da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (REMUS-RJ), da Associação Brasileira de Museologia (ABM), do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), do Museu Vivo de São Bento (MVSB), do Museu de Favela (MUF), do Museu das Remoções (MR) e do Museu Histórico Nacional (MHN).

Galeria