IV Museum Festum- Museu de Monte Redondo

27.07.2017

A quarta edição do Museum Festum decorrerá de 3 a 6 de Agosto em Monte Redondo, Leiria. O Museum Festum é um eco festival participativo e comunitário que junta expressões artísticas como a música, artes plásticas e performativas, oficinas e exposições em torno do Museu Monte Redondo, localizado no norte do concelho de Leiria.

 O Museum Festum surgiu em 2012 com um conceito inovador – um festival em torno de um museu – tendo proporcionado através das diversas expressões artísticas a partilha de memória, de conhecimento e a uma fusão artística e cultural entre o rural e o urbano. Nesta edição, o Museum Festum assume a ecologia como matriz de atuação, que se desdobra em três vertentes: a ambiental, a humana e a cultural. Também por isso, é um dos festivais selecionados pelo programa “Sê-lo Verde” do Ministério do Ambiente.

 Nas últimas três edições, o festival tornou-se um acontecimento de vivência plena procurando as pessoas não só como espectadores, mas também como participantes que dão o seu contributo ao festival – a sua produção é realizada de forma democrática e direta, clara e partilhada. É um espaço aberto à reflexão, onde se pensa em novas formas de cidadania participativa e pratica a sustentabilidade ambiental.

 Surgido na região de Leiria, uma das zonas onde despontaram diversos projectos musicais nos últimos anos que atingiram projeção mediática nacional e internacional, o Museum Festum concilia as diversas expressões artísticas com o respeito pelo meio ambiente, proporcionado um encontro multicultural. Postulando o artigo 27º da Declaração dos Direitos Humanos, a cultura encontra-se nas mãos das pessoas e, por isso, há que semeá-la, há que cultivá-la e partilhá-la. Também por isso, aparece o Museum Festum!

https://www.facebook.com/events/666594880205374/

Galeria