IV CEAM abre no Rio de Janeiro

02.08.2018

Teve início no dia 1 de agosto o IV Curso de Estudos Avançados em Museologia (CEAM 2018) no Museu da Republica do Rio de janeiro. Este curso conta com o apoio de várias instituições do Brasil. No dia 6 os Reitores da UNIRIO e da ULHT   assinarão o novo convénio entre as duas Universidades. O Professor Marcelo Araújo, Presidente do IBRAM  fará de seguida a  palestras principal do CEAM. O Curso tem a duração de 30 dias com horário intensivo. Participam no Curso 25 alunas e alunos com o grau de Mestre, provenientes de 7 Estados brasileiros.


Parcerias e apoios:
Museu da República do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)
Museu da Maré/Centro de Estudos e Ações Solidárias (CEASM)
Cátedra Unesco “Educação, cidadania e diversidade cultural” da Museologia/ULHT
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO/ Escola de Museologia
Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (REMUS-RJ)
Associação Brasileira de Museologia (ABM)
Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM),
Museu Vivo de São Bento (MVSB)
Museu de Favela (MUF)
Museu das Remoções (MR)
Museu Histórico Nacional (MHN).

Os CEAM’s anteriores tiveram a participação de 42 professores doutores das mais prestigiadas universidades luso-brasileiras (UC-CES, UERJ, UFBA, UFF, UFG, UFPE, UFRGS, UFRJ, ULHT, UNICAMP, UNIR, UNIRIO, USP), atentos às novas realidades da Museologia e em particular da Museologia Social.
Os CEAM’s são a expressão de um projeto coletivo que tem verdadeiramente unido pessoas e instituições – dos dois lados do Atlântico – que acreditam que a Museologia deve servir para construir sociedades mais abertas, mais críticas, mais solidárias e mais respeitadoras da dignidade humana.

Galeria