Encontro Nacional Museologia e Autarquias 1990-2013

Encontro Nacional Museologia e Autarquias

Os Encontros Nacionais Museologia e autarquias foram criados com o objetivo de aproximar a realidade patrimonial dos municípios em particular na área da Museologia Local, com o meio académico, possibilitando troca de saberes e de práticas. Este diálogo tem-se revelado ao longo dos últimos 20 anos particularmente rico. Os Encontros, que têm uma duração de 2 a 3 dias, estão organizados de forma a permitir o conhecimento da realidade museológica local e são sempre realizados em parceria com as Câmara Municipais.

• 2013 · XVII Encontro Nacional Museologia e Autarquias, Museu do Trajo & Câmara Municipal de S. Braz de Alportel Viver na Crise e melhorar os Museus
  • 2011 · XVI Encontro Nacional Museologia e Autarquias, Câmara Municipal da Batalha & Câmara Municipal de Constância  Território, Cultura, Ciência e Inclusão
  • ​2008 · XV Encontro Nacional Museologia e Autarquias, Câmara Municipal de Alcanena, Território Cultura e Desenvolvimento.
  • 2007 · XIV Encontro Nacional Museologia e Autarquias Câmara Municipal de Aljezur, Que gestão para os museus municipais?.
  • 2005 · XIII Encontro Nacional Museologia e Autarquias Caparica IPQ Instituto Portugues da Qualidade, A Qualidade em Museus: Avaliação, auto-avaliação, ferramentas, critérios e normas. (actas)
  • 2000 · XII Encontro Nacional Museologia e Autarquias, Câmara Municipal de Santarém, Museologia e museólogos na viragem do milénio.
  • 1999 · XI Encontro Nacional Museologia e Autarquias Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Museus Municipais numa perspectiva de-desenvolvimento cultural.
  • 1999 · X Encontro Nacional Museologia e Autarquias, Junta de Freguesia de Monte Redondo, A construção de um Museu Local.
  • 1998 · IX Encontro Nacional Museologia e Autarquias Câmara Municipal de Loures, Museus nas Autarquias e Carreiras profissionais. (atas)
  • 1997 · VIII Encontro Nacional Museologia e Autarquias Câmara Municipal de Portimão, Novos museus:  Modelos, Limites e Desafios.
  • 1998 · VII Encontro Nacional Museologia e Autarquias, Câmara Municipal de Setúbal, Experiências e Perspetivas (atas)
  • 1996 · VI Encontro Nacional Museologia e Autarquias Câmara Municipal de Aveiro, Museus, Tradição e Modernidade na Cultura Portuguesa.
  • 1994 · V Encontro Nacional Museologia e Autarquias Câmara Municipal de Lisboa, O Museu e a Cidade. (atas)
  • 1993 · IV Encontro Nacional Museologia e Autarquias, Câmara Municipal de Tondela, Património Natural e Autarquias, (atas)
  • 1992 · III Encontro Nacional Museologia e Autarquias, Câmara Municipal de Setúbal, O Ensino da Museologia em Portugal.
  • 1991 · II Encontro Nacional Museologia e Autarquias, Câmara Municipal de Beja, Estruturas museológicas, Museus e educação, Museus e desenvolvimento.
  • 1990 · I Encontro Nacional Museologia e Autarquias UAL-Lisboa, Relações poder Central Património Autarquias e Regionalização.