Cátedra em “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”

A Cátedra em “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”, foi aprovada no dia 10 de novembro de 2017 pela UNESCO no âmbito do Programa UNITWIN/UNESCO. Este projeto que foi apresentado pela Universidade Lusófona, foi concebido pela Área da Sociomuseologia, a qual atua no quadro do Instituto de Educação e do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) na Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração.

A Cátedra “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” é um programa de formação e extensão universitária que trabalha conteúdos educativos e culturais como um contributo de valor incontornável para a afirmação de políticas de desenvolvimento. Apresenta e promove a programas de formação e procura soluções para a construção dum mundo com base em economias de bem-estar, em sociedade justas e inclusivas, com respeito pela sustentabilidade ambiental. Trabalha sobre as questões da igualdade de género, do trabalho digno; das cidades sustentáveis inclusivas e da governação transparente e das parecerias no âmbito duma educação para a paz e para a cidadania global e promove possibilidade de criação de emprego no âmbito da economia criativa.

A cátedra promove a ligação de pessoas, constrói pontes e valoriza uma relação consciente entre a educação, a economia e a diversidade das expressões culturais. Parte do reconhecimento e valorização da diferença para criar e desenvolver competências de inovação social no contexto de cidades-mundo. Cidades que são protagonistas de práticas da Diversidade Cultural a partir das heranças lusófonas do mundo mediterrânico, atlântico, e indico.

As atividades da Cátedra darão atenção aos objetivos estratégicos da UNESCO para 2021, nomeadamente o (OE1) - Criar um sistema educativo que promova uma educação de qualidade ao logo da vida para todos, (OE2) - Ensinar os alunos a serem cidadãos mundiais criativos e responsáveis, (OE6) Apoiar o desenvolvimento social inclusivo e promover o diálogo e a aproximação de culturas e (OE 7) Fomentar a criatividade e a diversidade das expressões criativas.

Ao longo do desenvolvimento das atividades da Cátedra serão mobilizados esforços e ações que permitem ampliar o número de parceiros e aumentar a sustentabilidade financeira do projeto, através da captação de mais fundos para assegurar uma maior eficácia das ações propostas.

As atividades da Cátedra serão ainda integradas nas atividades institucionais da Universidade Lusófona e das demais Universidades do Grupo através da promoção das suas atividades nos diferentes cursos. Os professores associados nesta cátedra irão desenvolver nas diferentes ações de formação procedimentos e conteúdos relacionados com as boas práticas e com os princípios do desenvolvimento sustentável nos diferentes níveis de formação. Para além disso está prevista a participação do professores associados em eventos, seminários e colóquios, nacionais e internacionais, que permitem transferir conhecimentos e práticas de desenvolvimento sustentável nas comunidades e territórios.

Esta nova cátedra UNESCO conta com o apoio de várias instituições fundadoras, cujo envolvimento foi certamente determinante para a sua aprovação.

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP

Universidade Lusófona de Cabo Verde ULCV

Associação Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento - Sphaera Mundi

International Movement for a New Museology MINOM-ICOM

Museu do Traje de São Bráz de Alportel

Museu do Casal de Monte Redondo

Museu da Ruralidade de Castro Verde

Museu da República do Rio de Janeiro

Esta cátedra está naturalmente aberta para acolher as iniciativas de todas as Faculdades e Centros de Investigação da ULHT e das demais instituições que integram o Grupo Lusófona em Portugal e no Espaço Lusófono do Ensino Superior e que se inscrevam nos seus objetivos fundadores “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”. Está também aberta à colaboração com outras cátedras UNESCO existentes, em particular no Espaço Lusófono do Ensino Superior.

O grupo coordenador:

Judite Santos Primo PhD - Titular da cátedra  

Luísa Janeirinho PhD

Pedro Pereira Leite PhD

Maria Neves Gonçalves PhD  

Mário Caneva Moutinho PhD 

Galeria